A Corporação Municipal de Ahmedabad (AMC) acaba de anunciar a demolição do Estádio Sardar Vallabhbhai Patel (SVP), na Índia. A estrutura foi inicialmente projetada por Charles Correa e o engenheiro Mahenda Raj na década de 1960. Um testemunho dos "ideais progressistas e espírito experimental que caracterizaram o período pós-independência da Índia", esta icônica estrutura modernista sediou diversos eventos culturais.
A estrutura foi originalmente construída para sediar partidas internacionais e domésticas de críquete. Na década de 1950, o Clube de Críquete de Ahmedabad recebeu um terreno de 67.000 metros quadrados para construir um Estádio de Críquete. Ele foi o primeiro campo de grama do país e testemunhou a realização da primeira partida de críquete na Índia. O SVP é um lugar significativo para a comunidade do críquete no país, pois tem sido um berço de talentos e tem contribuído para o desenvolvimento de jovens jogadores de críquete. Vários jogadores lendários da Índia também jogaram no estádio.
Em julho de 2020, a Getty Foundation, que se dedica a projetos relacionados à arte e ao patrimônio, anunciou o financiamento para o estádio, e logo depois disso, o World Monuments Fund iniciou um projeto para preservá-lo. A estrutura única do estádio, com sua parede exterior em zigue-zague que serve como reforço adicional, é notável. Além disso, o local foi incluído no World Monuments Watch 2020, que é uma lista de locais de patrimônio cultural em risco que possuem tanto valor histórico quanto relevância social contemporânea.
Com 63 anos de existência, o estádio é de excepcional importância para a paisagem urbana da cidade e deixou uma marca indelével na história de Ahmedabad, tornando-se um símbolo do modernismo no período pós-independência da cidade. Uma petição foi iniciada com o intuito de preservar e conservar este marco cultural. Em um momento em que o desenvolvimento urbano frequentemente prioriza a modernização em detrimento do patrimônio histórico, a preservação do Estádio Sardar Vallabhbhai Patel seria um testemunho do comprometimento da cidade em manter sua herança cultural e arquitetônica. Embora o conceito de patrimônio frequentemente esteja relacionado a estruturas históricas e antigas, a arquitetura modernista do século XX também ganhou grande importância cultural. A declaração oficial acrescenta: "Preservar o SVP transmitiria uma mensagem poderosa de que o progresso contemporâneo e os valores tradicionais podem coexistir harmoniosamente".
Hoje em dia, muitos edifícios em todo o mundo enfrentam o risco de serem demolidos, mas também há muitos que foram preservados. Um exemplo recente é o icônico Estádio San Siro, em Milão, que foi salvo da demolição no mês passado. Isso ocorreu depois que a Comissão Regional do Patrimônio Cultural da Lombardia determinou que o estádio tem uma importância histórica significativa. Outro caso foi o do edifício Mäusebunker em Berlim, que também foi recentemente classificado como monumento histórico, protegendo-o da ameaça de demolição que pairava sobre ele desde 2010. Por último, a principal loja da Marks and Spencer na Oxford Street, em Londres, estava prestes a passar por um projeto de reestruturação pela empresa, mas esse projeto foi recentemente negado após uma campanha que destacou a pegada de carbono da demolição. De acordo com o The Guardian, a empresa foi instada a rever suas opções e considerar a reutilização da estrutura.